Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Anna Christina de Queiroz |
Orientador(a): |
Vilhena, Deolinda Catarina França de |
Banca de defesa: |
Vilhena, Deolinda Catarina França de,
Santos, Gláucio Machado,
Alves, Elder Patrick Maia |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27038
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Resumo: |
RESUMO A pesquisa tem como objetivo analisar as questões relativas à produção cultural dos grupos de teatro que atuam em Maceió no ano de 2013 e o perfil de seu produtor. Seu foco principal foi compreender os processos diferenciados de formação desses produtores e suas trajetórias profissionais, levantando, finalmente, quais são os modelos de produção dos grupos de teatro na capital. Para dar conta da diversidade, o primeiro passo foi situar a produção e política cultural de teatro no Brasil. Assim, foi construída uma análise do teatro maceioense a partir da situação atual dos espaços teatrais e de seus grupos. Então, traçado o panorama dos grupos, analisar como os mesmos tratam a produção de seus espetáculos e que profissional é o responsável por essa atividade. Para tanto, foram realizadas entrevistas, relatos orais de vida profissional, com representantes dos grupos teatrais ou seus produtores. Durante a pesquisa, foi constatado que há duas formas de produção nos grupos de Maceió: a primeira está representada pelos grupos que possuem produtores únicos, mesmo que atuem em outras funções além da produção. Na segunda, os grupos trabalham com produção coletiva ou compartilhada, dividindo as funções de produção entre todos seus componentes. A realidade apresentada nessa dissertação é fruto muitas vezes mais da dedicação desses indivíduos ao teatro, do que do que está escrito nos livros de produção. As considerações finais do trabalho trazem a possibilidade de novas pesquisas, tendo em vista que o teatro, de grupo ou outras produções, em Maceió, ainda é um campo cheio de possibilidades e a produção teatral como ferramenta também. |