Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Dias, Claudenilson da Silva |
Orientador(a): |
Araújo, Janja |
Banca de defesa: |
Demétrio, Fran,
Aras, Lina Maria Brandão de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28601
|
Resumo: |
Este trabalho, de inspiração feminista e das dissidências sexuais e de gênero, analisa as relações estabelecidas entre pessoas trans* e as demais pessoas adeptas de três comunidades-terreiros de Candomblé localizados em Salvador e região metropolitana/RMS. O texto, a partir das narrativas das pessoas trans*, problematiza a forma como as sociabilidades trans* se organizam em torno das comunidades-terreiros e também analisa as tensões existentes nos movimentos sociais LGBTs e Feministas em relação às identidades de gênero não hegemônicas. Utilizamos entrevistas em profundidade para dialogar com um corpo teórico feminista, queer e decolonial. A análise dos dados se organizou diante de eixos temáticos: interrelações nas comunidades-terreiro, ritos e rituais vestuário e trânsito intrareligioso. O trabalho aponta, em linhas mais gerais, como ocorrem as exclusões e a pseudo-aceitação das pessoas trans* que se dirigem às comunidades-terreiros. Para promover as exclusões, são acionadas premissas dos processos tradicionais da religiosidade e a pseudo-aceitação está ligada a um projeto silencioso de apagamento das identidades trans*, intensificado por modos normativos de se compreender tais identidades de gênero. |