Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Soares, Denise |
Orientador(a): |
Rengel, Lenira Peral |
Banca de defesa: |
Castro, Fátima Campos Daltro de,
Reis, Demian |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Dança
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Dança
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541
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Resumo: |
Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento. |