Narrativas em rede: a folkcomunicação e o ex-voto mediado por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Machado, Andrea de Matos lattes
Orientador(a): Oliveira, José Cláudio Alves de lattes
Banca de defesa: Oliveira, José Cláudio Alves de lattes, Magaldi, Monique Batista lattes, Silva, Rita de Cassia Maia da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39790
Resumo: Esta pesquisa investiga a confluência entre folkcomunicação, cibermuseologia e humanidades digitais, aplicadas a experiências de visita no contexto museal. Objetiva-se analisar como a mediação museográfica de narrativas ex-votivas pode reconfigurar a comunicação popular em espaços expositivos, a partir do emprego de tecnologias digitais para aprimorar a experiência emocional e participativa do público. Adotando uma metodologia de caráter misto, combinando técnicas qualiquantitativas, dentre elas análise documental e análise de conteúdo, para explorar suportes expográficos que possam favorecer a inter-relação do público com o acervo. Foram examinados relatos de graças alcançadas por intercessão de Santa Dulce dos Pobres (antes e depois de sua canonização) numa linha temporal compreendida entre 2016 e 2021, que revelam um panorama de evolução nas formas de comunicação dos fiéis. Considerando métodos expositivos contemporâneos, foram estudadas possibilidades de aplicação de artefatos tecnológicos e assistivos para mediar o compartilhamento de histórias de fé do povo para o povo, refletindo sobre a influência de tecnologias digitais aplicáveis à comunicação dessas tradições culturais. Esse estudo visa auxiliar a equipe de mediação cultural, com vistas a promover não só uma maior inclusão, mas também aprimorar significativamente a acessibilidade e o engajamento do público com o patrimônio cultural. Esta contribuição acadêmica apresenta um modelo teórico-prático para a implementação de métodos expográficos inovadores, enfatizando a importância da interatividade e da popularização de tecnologias para democratização do acesso ao patrimônio cultural. Deste modo, esta dissertação propõe não apenas dialogar com as tendências atuais na museologia e na comunicação popular, mas também sublinhar o potencial das tecnologias digitais em redefinir a comunicação museográfica, abrindo novos caminhos para a educação patrimonial e a celebração da diversidade cultural.