“Joga as armas para lá, traz a orquestra” publicização e resistência da OSBA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mendonça, Milena Siqueira Santos lattes
Orientador(a): Santos, Maria Elisabete Pereira dos lattes
Banca de defesa: Oliveira, Paulo Cesar Miguez de lattes, Santos, Maria Elisabete Pereira dos lattes, Benevides, Tânia Moura lattes, Ferreira, Fábio Almeida lattes, Andrade, Bruno Amaral lattes, Canedo, Daniele Pereira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35627
Resumo: Este trabalho é sobre a publicização da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Trata-se de um de um estudo de caso, com o objetivo de conhecer as transformações ocorridas em uma orquestra sinfônica publicizada. Para tanto, foram consultadas diversas fontes de evidência, tais como os seguintes documentos: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), Plano Nacional de Cultura (PNC), Lei nº 9.637/98, dentre outros; os registros de arquivos, como os extratos de mídia, contrato de gestão, relatórios trimestrais da Osba à Secretaria de Cultura; entrevistas com diretores artístico, executivo e músicos; e observações diretas nos locais de apresentação da orquestra. A partir daí, os dados foram triangulados para análise. Observou-se que, na década de 1990, o PDRAE apresentou um modelo de gestão denominado publicização, baseado na transferência de gestão de serviços não exclusivos do Estado para as organizações sociais (OSs). Em 2010, o PNC aponta para uma gestão cultural com a articulação entre o Estado e a sociedade civil e o incentivo à adesão de organizações sociais. A publicização é, portanto, um modelo de gestão alinhado aos propósitos do PNC para a gestão cultural, de modo a melhorar a eficiência na prestação do serviço público, inclusive, na atividade orquestral. Os resultados deste estudo apontam que a publicização trouxe transformações à Osba nos âmbitos da gestão, da música e do trabalho.