Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Maciel, Anderson da Silva |
Orientador(a): |
Sarmento, Viviane Almeida |
Banca de defesa: |
Sarmento, Viviane Almeida |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Odontologia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em Odontologia e Saúde
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17508
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Resumo: |
Vários métodos de planejamento em cirurgia ortognática foram utilizados ao longo do tempo, recentemente o planejamento virtual vem sendo mais frequentemente utilizado. Estes programas foram desenvolvidos a fim de permitir a realização de movimentação cirúrgica virtual e simular o seu impacto sobre os tecidos moles e duros. Desta maneira o objetivo deste estudo consiste em avaliar a acurácia das reconstruções tridimensionais (3D) virtuais, geradas por um software de planejamento cirúrgico a partir de diferentes tomógrafos. Para tanto foram confeccionados defeitos padronizados em dez mandíbulas secas, que foram submetidas a exame de tomografia computadorizada (TC), seguida de reconstrução virtual 3D da imagem, pelo software Dolphin imaging 3D®. Os defeitos foram medidos digitalmente e comparados aos produzidos nas peças anatômicas. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significante entre eles (p= 0,226). Avaliadas as diferenças dos erros dimensionais médios, absoluto e relativo, observou-se diferença estatisticamente significante (p=0,0165). Apesar de existirem diferenças significativas observadas no erro dimensional, entre as mandíbulas secas humanas e suas respectivas reconstruções 3D, geradas por diferentes equipamentos de TC e tamanhos de voxel, as diferenças foram clinicamente irrelevantes. Assim pode-se concluir que o software de planejamento cirúrgico Dolphin 3D® aferiu adequadamente as distâncias lineares nas imagens virtuais 3D. |