Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Santana, Gabriela |
Orientador(a): |
Domenici, Eloisa Leite |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8146
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Resumo: |
Esta dissertação discute o hibridismo entre dança e capoeira, refletindo sobre a utilização da capoeira no âmbito da dança cênica no Brasil. Foi analisado o trabalho das criadoras Claudia de Souza (SP) e Renata Lima (SP), observando os procedimentos e resultados de seus experimentos. O apoio teórico concentrou-se em teorias da Semiótica da Cultura e da Mestiçagem. O método utilizado reuniu prerrogativas do estudo de caso e algumas características da etnografia para a coleta de dados, tais como a observação direta e observação participante que, respectivamente, se caracterizaram pela observação de ensaios, aulas e apresentações, como também pela experimentação de aulas ministradas pelas duas criadoras. Com o objetivo de enriquecer a análise, comentamos sobre o trabalho de alguns grupos de dança que atuavam nas décadas de 1960 e 1970 em Salvador. A análise evidencia modos particulares de realizar o cruzamento entre dança e capoeira, possibilitando indicar alguns parâmetros para caracterizar o fenômeno de modo mais amplo. A discussão aponta também aspectos e lógicas presentes tanto na capoeira quanto no pensamento contemporâneo de dança, os quais favorecem tal aproximação. A pertinência do estudo está em articular um diálogo pouco efetivado no âmbito acadêmico da dança, principalmente se considerarmos a expansão do interesse de intérpretes e criadores em práticas corporais não acadêmicas. Com isso, visamos contribuir para a discussão sobre a potencialidade da capoeira como matériaprima para o desenvolvimento de métodos e procedimentos de criação em dança, bem como indicar algumas implicações políticas inerentes a esse cruzamento, além de contribuir para o estudo dos hibridismos na dança. |