As práticas de apropriação da cultura hip-hop pela juventude soteropolitana: um estudo a partir do lugar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santos, Célio José dos
Orientador(a): Serpa, Angelo Szaniecki Perret
Banca de defesa: Henrique, Wendel, Oliveira, Paulo Cesar Miguez de, Serpa, Angelo Szaniecki Perret
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Geografia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19783
Resumo: O referido trabalho objetivou realizar um estudo sobre as práticas de apropriação da cultura hip-hop pela juventude soteropolitana, tendo como recorte espacial o bairro do Cabula. Bairro é entendido aqui como lugar, espaço de vivência e da realização do cotidiano. Tratase de uma pesquisa qualitativa sustentada por interpretações; o enfoque epistemológico adotado foi o materialismo dialético, se aproximando em alguns momentos do fenomenológico, como proposto por Serpa (2006). As discussões estão centradas em dois conceitos, o de juventude e o de lugar: para o conceito de juventude nos embasamos nos trabalhos de Sposito (1994, 1997, 2000a, 2000b) e Dayrell (2005, 2003), que consideram a juventude como uma condição e uma representação que variam de acordo com as especificidades culturais, temporais, espaciais e sociais, mostrando, assim, o conceito como algo fluido e dinâmico. Para o conceito de lugar nos sustentamos nos trabalhos dos geógrafos da geografia humanista, Relph (1979), Tuan (1983) e Buttimer (1985) e nos da corrente da geografia crítica Damiani (1999), Santos (2006, 2008a, 2008b, 2008c) e Carlos (2007a e 2007b). Com relação ao hip-hop a pesquisa fundamenta-se nos escritos de Rose (1997) e Hersmann (1997, 2000). Diante da exposição desses autores e de nossas próprias pesquisas em Salvador, podemos concluir que o lugar é importante na apropriação da cultura hip-hop, e como e quanto o lugar contribui/contribuiu na configuração e no conteúdo dessa cultura na cidade contemporânea.