A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lima, Elaine Cardim de lattes
Orientador(a): Rangel, Sonia Lucia lattes
Banca de defesa: Rangel, Sonia Lucia lattes, Silva, Hebe Alves da lattes, Vargens, Meran Muniz da Costa lattes, Storolli, Wânia Mara Agostini lattes, Jacobs, Daiane Dordete Steckert lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento: Escola de Teatro
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
Resumo: Trata-se de pesquisa prático-teórica em forma de tese que tem como objeto a composição cênica a partir de um trabalho centrado na(o) intérprete e propõe como eixo principal a investigação sobre a singularidade vocal e a voz integrada aos elementos expressivos da atriz e do ator. A partir da proposição de exercícios traz reflexões crítico-criativas, visando a contribuir com profissionais e amadoras(es) interessadas(os) numa experimentação em práticas que tenham como foco a expressão e a singularidade da voz. A pesquisadora inspira-se metodologicamente na abordagem Artístico-Compreensiva, proposta por Sonia Rangel, e integra em seu diálogo central o pensamento de artistas e teóricos, tais como: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, entre outros, convocados no e pelo processo; sendo a natureza das etapas refletida em Princípios e Procedimentos configurados, pertencente à especificidade do próprio fazer teatral, portanto do próprio tempo de seu acontecimento. Destacam-se os princípios da Escuta em Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal e Autonomia da Composição. Como resultado da pesquisa, em resposta à pergunta-passaporte “como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos da(o) intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator.