Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Garboggini, Fábio |
Orientador(a): |
Tourinho, Cristina |
Banca de defesa: |
Kato, Suzana,
Barbosa, Joel,
Tourinho, Cristina |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33469
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Resumo: |
Alunos iniciantes ao violoncelo costumam apresentar dificuldades motivacionais em continuar os seus estudos do instrumento. Diante da diversidade de objetivos desses alunos, a práxis pedagógica do professor de instrumento demanda a adaptação de livros de violoncelo, cujas propostas pedagógicas são, em sua maioria, voltadas para a formação de instrumentistas de orquestra e de solistas. A literatura discutida nesta dissertação aponta que o uso de um repertório motivacional, de exercícios voltados para o repertório, e o ensino coletivo são recursos pedagógicos que têm obtido êxito no processo de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral subsidiar o professor de iniciação de violoncelo para uma práxis pedagógica que motive os seus alunos a continuarem a praticar o instrumento, fornecendo uma proposta pedagógica que tem como elementos fundamentais: repertório composto por músicas de interesse do aluno, exercícios didáticos elaborados a partir desse repertório e arranjos para a prática em conjunto de alunos em diferentes níveis de aprendizado. Para isso, além de uma revisão teórica sobre essa temática, foram analisados os principais elementos de cinco livros didáticos de iniciação ao violoncelo, elaborados três arranjos para a prática em conjunto e preparados onze exercícios didáticos voltados para a execução desse repertório. O processo de elaboração dos arranjos e exercícios contou com a aplicação e ajustes dos mesmos em três semestres de aulas coletivas em uma turma de doze alunos ou mais. Esta dissertação apresenta em detalhes o processo de construção desta proposta pedagógica, bem como as observações sobre as respostas dos alunos, de forma que o educador possa fazer os ajustes necessários para a aplicação desta proposta à sua realidade sociocultural e contexto educacional. |