Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Costa, Paulo Henrique Dias |
Orientador(a): |
Lopes, Cássia Dolores Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27292
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Resumo: |
Esta pesquisa procurou refletir sobre o encontro entre as artes cênicas e as novas tecnologias digitais, utilizando como eixo de discussão as imagens que aparecem neste encontro. Apresentamos algumas teorias sobre o problema das imagens, para depois buscar compreender como as tecnologias digitais permitem às artes cênicas novas experimentações neste campo. Através do uso de programas computacionais, as imagens podem preencher a cena interagindo com o corpo e com a arquitetura do espaço. Os algoritmos e a digitalização da cena possibilitam uma identidade entre os sistemas de coordenadas espaciais e de coordenadas simuladas dentro do campo numérico. Isto torna possível a superposição de imagens codificadas em consonância com a geografia da cena e do corpo. Através disto as artes cênicas são capazes de absorver o universo das imagens-movimento em sua plenitude, podendo, inclusive, interagir com estas imagens-máquinas produzidas por circuitos algorítmicos aptos a ler o mundo e retornar sobre ele imagens sintetizadas. Apresentamos uma série de experiências práticas com programas computacionais e sensores digitais abordando a interatividade, a visão computacional e a codificação do espaço. Estes programas são as vias que escolhemos para refletir sobre o problema e construir um conhecimento prático que nos permita compreender como estas tecnologias poderiam suportar a produção de uma cena digitalizada e monitorada. |