A ESTRELLA DA POESIA: IMPRESSÕES DE UMA TRAJETÓRIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Sousa, Maurílio Antonio Dias de
Orientador(a): Ribeiro, Maria de Fátima Maia
Banca de defesa: Lemaire, Maria Cornélia J, Santos, Rosa Borges dos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27269
Resumo: Esta dissertação objetiva examinar algumas práticas ocorridas no mercado editorial do cordel no século XX e tecer sobre elas algumas considerações, bem como identificar as estratégias editoriais postas em prática pela casa editorial Tipografia e Folhetaria Santos/ A Estrella da Poesia. Neste sentido, procura-se evidenciar, no decorrer do trabalho a ordem que regia os diversos personagens envolvidos nesse sistema editorial, bem como suas relações de interesses e dependências. Constata o alto grau de concentração das atividades editorias em torno da figura do poeta-editor que ocupando posição central no universo dessas relações produtivas detém um considerável poder de interferir nas diversas etapas da editoração e publicação do cordel. O poeta e editor Manoel Camilo dos Santos, concentrando uma larga experiência no mundo da poesia popular, acompanha, na sua casa editorial, todas as etapas pelas quais passa a publicação do folheto, desde a entrega dos originais até a distribuição do produto numa extensa malha de comercialização em grosso. Esta análise é feita com base nos referenciais oferecidos pelo historiador cultural Roger Chartier que aponta para a obra como objeto histórico de investigação e também nos conceitos inovadores da sociologia cultural legados de Pierre Bourdieu que reflete sobre as relações estruturais entre as leis de funcionamento e as hierarquias de um determinado campo (literário) apontando para as estratégias individuais ou coletivas que essas posições orientam segundo as próprias condições sociais de produção. Por fim, este estudo desmistifica o olhar equivocado que vê na produção popular o “tosco”, o “improvisado” quando aponta para a complexidade das relações de produção no mercado editorial do cordel.