Mouros e cristãos – caminhos, cenas, crenças e criações: análise dos espetáculos de tradição carolíngia “Auto de Floripes” (Príncipe, São Tomé e Príncipe, África) e “Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Dumas, Alexandra Gouvêa
Orientador(a): Bião, Armindo Jorge de Carvalho
Banca de defesa: Mello, Beliza Áurea de Arruda e, Bião, Armindo Jorge de Carvalho, Farias, Sergio Coelho Borges, Santos, Idelette Muzart – Fonseca dos, Pradier, Jean-Marie
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Doctorat em Langues, Littératures et Civilisations Romanes
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27299
Resumo: Esta tese investiga dois espetáculos: a Luta de Mouros e Cristãos (Prado, Bahia, Brasil) e o Auto de Floripes (Santo António, Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe). Partindo de temática comum − a representação de combates entre mouros e cristãos− os folguedos analisados receberam uma atenção voltada para seus elementos como: história, texto, figurino, música, performance e cenografia. Tendo uma mesma origem, o livro a História do Imperador Carlos Magno e dos doze pares de França e, como marca cultural a colonização portuguesa, tanto o Auto de Floripes como a Luta de Mouros e Cristãos apresentam similaridades, a exemplo da oposição Bem X Mal localizada nos cristãos (representados pela cor azul) e nos mouros (vermelho), respectivamente, assim como particularidades históricas e estéticas. Para a realização da análise dos espetáculos, a pesquisa de campo foi o principal método empregado, com realização de entrevistas, observação, apreciação das encenações e registro de imagens, seguido de pesquisas bibliográficas e análise do material coletado. Como resultado, a tese apresenta constatações e reflexões acerca das artes do espetáculo, da transmissão, permanência e atualização das tradições carolíngias. A pesquisa revelou ainda que, após grande popularidade nos formatos escrito e oral, a encenação se constitui, hoje, como o principal espaço de memória das narrativas carolíngias, seja no Brasil ou em São Tomé e Príncipe.