O Processo de tomada de consciência no estudo da flauta transversal: uma autoinvestigação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Wolfgang Adary Ferreira
Orientador(a): Robatto, Lucas
Banca de defesa: Robatto, Lucas, Fonseca, Diana Santiago da, Mattos, João Riso Souza Liberato de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia - Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação Profissional em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30688
Resumo: O presente trabalho consiste em uma autoinvestigação à respeito do meu aperfeiçoamento técnico e artístico enquanto flautista e professor de flauta e está dividido em três partes. A primeira parte — Memorial — tem por objetivo descrever e refletir sobre meus processos de descoberta no estudo da flauta transversal, a partir das experiências vividas durante o meu contato com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia e das orientações do professor Lucas Robatto. Tem como base as ferramentas metodológicas da autoetnografia e da pesquisa artística, levando em consideração diferentes aspectos inerentes ao meu processo de aprendizagem; isto é, procedimentos técnicos fundamentais envolvidos na execução da flauta (postura, respiração, produção sonora, flexibilidade, etc.), sentimentos que permearam esse processo, a influência dos níveis de autoeficácia e da autorregulação no meu estudo e a busca por autonomia diante do embate entre aspectos técnicos e artísticos no controle do instrumento. A segunda parte — Artigo Acadêmico — diz respeito às abordagens teóricas relacionadas ao aprendizado musical e suas implicações práticas na performance instrumental, funcionando como um complemento teórico à algumas questões levantadas de maneira empírica no memorial. Por fim, a terceira parte — Relatórios — diz respeito ao registro dos produtos técnico-científicos, atividades docentes e produção artística-cultural que foram resultantes das práticas supervisionadas do mestrado.