O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na educação superior.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mineiro, Márcia
Orientador(a): Teixeira, Cristina Maria D'Ávila
Banca de defesa: Lago, Ana Cristina Castro do, Porto, Bernadete de Souza, Andrade, Dídima Maria de Mello, Trindade, Lucia Gracia Ferreira, Zen, Giovana Cristina, Teixeira, Cristina Maria D'Ávila
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33486
Resumo: A concepção discente sobre a ludicidade na Mediação Didática Lúdica e suas implicações sobre os processos de aprendizagem no Ensino Superior é o objeto desta tese e que por derivação possibilitou o desenvolvimento de literatura sobre Ludicidade e Atividades Potencialmente Lúdico-Pedagógicas (APLPs). A concepção é a noção de se tem de uma coisa, não envolve juízo de valor. A ludicidade é um fenômeno subjetivo, autotélico, ontológico, interno, anímico, relacional, de fluxo positivo de emoções e inteireza. A Mediação Didática é o processo externo de intermediação planejada, intencional, crítica e reflexiva realizada pelo professor entre o objeto do estudo e o aluno. Destarte, a Mediação Didática Lúdica (MDL) é a atuação docente que amalgama didática e ludicidade, empreendendo uma práxis social intencional, planejada, com aplicação contextual prática, colaborativa, emancipadora, crítica, respeitosa, repleta de saberes docentes, rigorosa metodologicamente, comprometida com o fenômeno da aprendizagem, materializada por atividades integrativas e potencialmente lúdicas equilibrando a afeição e cognição. Muito se encontra produzido cientificamente para o ensino lúdico de crianças, mas a pesquisa aplicada ao ensino universitário é escassa. Este estudo tem como objetivo geral analisar compreensivamente as inter-relações entre a ludicidade, a mediação didática lúdica e a aprendizagem no Ensino Superior, advindas das concepções discentes. Ao desvelar a concepção discente sobre a ludicidade nas aulas, explicitar a compreensão discente sobre a mediação didática (lúdica) nas aulas, busca-se levantar como os discentes reconhecem suas aprendizagens em contexto lúdico e discutir a(s) relação(es) entre as atividades potencialmente lúdico-pedagógicas e a aprendizagem segundo os discentes; pode-se fomentar lastro científico para os professores que buscam uma ressignificação de sua práxis docente para que ela seja mais significativa no ambiente universitário. Após aprovação ética, a abordagem metodológica qualitativa sustentou este trabalho realizado com um estudo de caso único instrumental e interpretado pela análise de conteúdo com categorias temáticas. Os dados advieram de questionário eletrônico misto e grupo focal semiestruturado. O campo empírico foi o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e os colaboradores de pesquisa foram os alunos do quinto ao décimo semestre, no período de 2018. Depreenderam-se dois paradigmas na compreensão da Ludicidade: o Lúdico Total e Lúdico Real. No lócus encontraram-se essas concepções de ludicidade: Utilitarista (com viés didático ou mercadológico), Subjetivista (com dimensão didática), Diversão, Infantil e Mista. As concepções de Mediação Didática se dividiram em: Tradicional-Comportamentalista e Cognitivo-Construtivista. Os alunos relataram problemas em procedimentos (didáticos e pedagógicos) e em atitudes docentes, além de exortações a saberes técnico-profissionais, didático-pedagógicos e sensíveis, indicando massivamente que demandam MDL no Ensino Superior, pois reconhecem sua contribuição positiva e decisiva para sua aprendizagem significativa, além dela aportar epifenômenos como interação e afetividade. Argumentos favoráveis às APLPs foram predominantes. Concluiu-se que a MDL exercita e valoriza a didática e a ludicidade em alto grau. Espera-se que os resultados investigativos contribuam com a sistematização científica sobre a ludicidade e a didática do Ensino Superior ampliando os conhecimentos em Educação, Pedagogia e Ciência Contábil.