Design de interação em desenvolvimento distribuído de software: práticas, desafios, recomendações e lacunas de pesquisa.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Alves, Daniel Domingos lattes
Orientador(a): Matos, Ecivaldo de Souza lattes
Banca de defesa: Matos, Ecivaldo de Souza lattes, van Amstel, Frederick Marinus Constant lattes, Farias Junior, Ivaldir Honório de lattes, Kronbauer, Artur Henrique lattes, Chavez, Christina von Flach Garcia lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Departamento: Instituto de Computação - IC
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38255
Resumo: Interação Humano-Computador (IHC) é uma área focalizada nos estudos sobre a interação humana com/por meio de sistemas computacionais, dentre os quais se destacam os estudos tangentes ao design de interação. Na IHC, o design de interação tem se consolidado como uma prática com potencial de apoiar projetos de sistemas interativos. Por outro lado, cada vez mais, organizações estão desenvolvendo (concebendo, projetando, construindo, testando) software com equipes distribuídas geograficamente. No entanto, o design de interação em desenvolvimento distribuído de software (DDS) tem sido pouco explorado, mapeado ou estruturado na literatura científica. Embora na literatura científica exista relatos sobre design de interação em DDS e algumas soluções propostas, não está claro como ocorre o design de interação em projetos de DDS. Esta pesquisa, portanto, foi motivada pelo avanço de projetos em DDS, aumento no número de projetos e usuários de free/libre open source software (FLOSS), problemas relacionados à interação humano-computador e desafios de design de interação em DDS. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como tem ocorrido a prática do design de interação em projetos de DDS, buscando compreender suas características, desafios e limitações. A metodologia desta pesquisa baseou-se na metodêutica semiótica de Charles S. Peirce, método de pesquisa bibliográfica (revisão de literatura ad-hoc e estudo de mapeamento sistemático) e pesquisa por métodos mistos (survey e estudo de entrevista) para investigar o atual estado do conhecimento e da prática sobre design de interação em DDS, além de propiciar fundamentação teórica para a concepção de recomendações para o design de interação em DDS. Espera-se que os resultados apontados por esta pesquisa contribuam para o corpo de conhecimento sobre design de interação na fronteira de pesquisa entre IHC e DDS ao (i) fornecer uma visão geral dos esforços de pesquisa sobre design de interação em DDS, (ii) fornecer uma visão geral da prática do design de interação em projetos de DDS, (iii) apresentar como ocorre o design de interação em projetos de DDS, (iv) identificar gaps de pesquisa e discutir futuras direções de pesquisa, (v) conceber um conjunto de recomendações para o design de interação em DDS e (vi) apoiar o envolvimento de usuários na construção de artefatos de sistemas interativos em projetos de DDS.