O Mecanismo da Teledramaturgia: Espetáculo e Mitologias Políticas numa Série Baseada na Operação Lava Jato

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Philippi, Ricardo lattes
Orientador(a): Correia Alcântara, Paulo Henrique lattes
Banca de defesa: Correia Alcântara, Paulo Henrique lattes, Alvez Marfuz, Luiz César lattes, Bezerra, Antonia Pereira lattes, Pereira da Silva, Marcos Uzel lattes, Canguçu, Cristiano Figueira lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento: Escola de Teatro
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35800
Resumo: O Mecanismo, série televisiva criada por José Padilha e Elena Soárez, distribuída via streaming Netflix, é inspirada livremente em eventos reais e possui como base de sua teledramaturgia o livro Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Mudou o Brasil, de Vladimir Netto (2016). Levando-se em consideração que esta teledramaturgia é praticamente produzida em sincronia com os eventos factuais históricos relatados nesse livro, o presente trabalho busca verificar a hipótese de que houve elementos da teledramaturgia d’O Mecanismo que agiram em paralelo à mitologia política dessa obra promovendo o espetáculo político da operação Lava Jato. Para examinar tal suposição é feita uma análise estrutural dessa série televisiva, utilizando como metodologia a decupagem das linhas dramáticas dos diversos episódios da série e revisando conceitos transdisciplinares às artes cênicas, no caso, de espetáculo e da mitologia política. Consequentemente, é feito um estudo das dramatizações ficcionais em paralelo aos eventos factuais da Lava Jato. Esta tese se divide em quatro momentos: no primeiro há a apresentação de dispositivos utilizados nas teledramaturgias a partir principalmente dos autores Pallotini (1988, 2012) e Comparato (2018), além de uma revisão teórica dos conceitos de roman à thèse de Suleiman (1993), gênero narrativo d’O Mecanismo. No segundo momento, a partir de uma revisão de diversos pensadores como Schwartzenberg (1977), Debord (1997), Rubin (2004), Marfuz (2017), dentre outros, é feita uma leitura da possibilidade de dramatizações do espetáculo político, principalmente em relação à principal inspiração da série em questão: o livro de Vladimir Netto e a própria operação Lava Jato. Num terceiro momento, é examinado o conceito de mitologia política focando-se, dentre outros autores, na categorização utilizada por Raoul Girardet (1987): do Conspirador, da Idade de Ouro, da Unidade e do Salvador, demonstrando a mitológica imagem do legislador Sólon na base da série televisiva em questão. Por fim, é desenvolvida a análise do arco central da dramaturgia, de suas ramificações e de seu clímax da primeira temporada, evidenciando que a principal imagem mitológica junto a’O Mecanismo é a da Conspiração, o que também transparece na manifestação política dos seus criadores na jornada de aprendizado da personagem principal Ruffo, além de demonstrar a complexa relação da obra na transposição dos eventos ficcionais em direção ao universo factual da Lava Jato.