Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos, Oscar |
Orientador(a): |
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de |
Banca de defesa: |
Silva, Paulo,
Mattos, Wilson,
Figueiredo, Fábio,
Santos, José Henrique |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34256
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Resumo: |
Esta tese analisa a poesia de Solano Trindade (1908–1974), especificamente o livro Cantares ao meu povo, publicado em 1961, em São Paulo, pela Editora Fulgor. Optei por sua última publicação porque contêm poemas que também foram publicados nos dois primeiros livros, Poemas D’uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e poemas que foram transformados em peça teatral, em 1964, intitulada Sambalelê tá doente. Solano foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), nos anos 1940, realizou conferência de poesia no Teatro Experimental do Negro (TEN), foi diretor do Teatro Popular Brasileiro (TPB), nos anos 1950, e escreveu poemas sociais, que reivindicam a memória da escravidão e as lutas contra o racismo, por alimentação, moradia, educação e serviços de saúde. Escreveu também poemas que representam de forma positiva as religiões afro-brasileiras e as mulheres negras. Considerando esses aspectos, o objetivo desta tese é discutir conceitualmente a poesia de Trindade como movimento social negro. Portanto, a discussão teórico-metodológica articula literatura, história e sociologia. Os poemas foram selecionados com base nas Teorias sobre a Participação Social (GOHN, 2019), destacando temáticas que contemplam o protesto contra a fome, a afirmação da identidade coletiva-negra, a memória da escravidão no Brasil e as lutas por educação, por serviços de saúde e contra a exploração do trabalhador. O recorte temporal compreende os anos 1944, quando publicou seu primeiro livro, sofreu uma prisão política e foi criado o Teatro Experimental do Negro - TEN, até 1961, para demarcar o período que ele publicou o último livro e viveu no Rio de Janeiro, capital da República à época e centro do poder político e cultural. Conclui-se que a poesia de Trindade pode ser discutida como movimento social negro porque expressa a mobilização política do autor, a identidade coletiva-negra e a luta contra o racismo estrutural da sociedade brasileira. |