Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Pedro Ivo |
Orientador(a): |
Sotuyo Blanco, Pablo |
Banca de defesa: |
Cotta, André,
Silva, Rubens,
Silva, Wellington,
Sampaio, Marcos |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27812
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Resumo: |
A situação em que o patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical se encontra atualmente no Brasil ainda expõe o grau de negligência que os nossos acervos documentais relativos à música sofreram ao longo de séculos por parte de indivíduos e instituições que pareciam (e, por vezes, ainda parecem) ignorar completamente o valor histórico e cultural da documentação por eles possuída. Problemas inerentes e históricos somam-se ainda a questões relativas à desigual distribuição de recursos financeiros e humanos para tomar devida conta desse patrimônio documental e cultural. Apesar do país possuir legislação específica dedicada à gestão documental, talvez o maior problema seja o desconhecimento do volume documental que esse patrimônio possui em termos quantitativos e qualitativos. Em busca de soluções para tal situação, resulta necessário aliar a Musicologia com outras duas áreas do conhecimento: a Ciência da Informação e a Tecnologia da Informação e Comunicação. Entendendo que os primeiros passos para a salvaguarda do nosso patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical é saber onde ele se encontra e conhecê-lo quantitativa e qualitativamente, o desenvolvimento de uma ferramenta de catalogação que auxilie no mapeamento, identificação e descrição dessas fontes, tenciona evitar uma maior perda da memória cultural nacional. Destarte, o objetivo desta tese é identificar os problemas do patrimônio documental musicográfico e iconográfico musical no Brasil por meio da pesquisa bibliográfica e arquivística, confrontando-os nos termos das ferramentas de catalogação e pesquisa desenvolvidas, apresentando as suas capacidades e potencialidades. Tais ferramentas se apresentam como soluções urgentes para se ter a noção quantitativa e qualitativa do nosso patrimônio, dando subsídios à decisão política para os devidos investimentos financeiros em prol da salvaguarda do patrimônio documental musical. |