A Utilização de Sintetizadores na Produção Musical de Trilhas Sonoras em Salvador na Década de 1980

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Celuque, Carlo Ribeiro
Orientador(a): Bordini, Ricardo Mazzini
Banca de defesa: Maia, Guilherme, Perrone, Conceição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Mùsica
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17397
Resumo: Objetivando-se aliar a pesquisa à produção prática, buscou-se apresentar aqui uma breve retrospectiva histórica relacionada ao uso de sintetizadores na composição de trilhas sonoras, enfatizando-se a sua importância, e delimitando-se o escopo do trabalho ao que se produzia na década de 1980, na cidade de Salvador/Bahia. Além da consulta à bibliografia específica, procurou-se com o auxílio de informações obtidas a partir da entrevista com quatro músicos e um produtor cultural, representativos do período em foco, contribuir com o registro histórico acerca do tema. As informações foram complementadas por este autor, também integrante do cenário musical da época. Por fim, analisaram-se as principais formas de síntese sonora da década de 1980, encontradas nas seis composições inéditas, elaboradas para esta Dissertação, com o auxílio de instrumentos virtuais (VSTi), no home-studio deste autor, quais sejam: De Certa Ação Theremin, De Certa Ação Subtrativa, De Certa Ação Aditiva, De Certa Ação FM,