Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
PINHEIRO, Fabiola de Oliveira Fernandes |
Orientador(a): |
BRANDÃO, José Maurício Valle |
Banca de defesa: |
QUEIROZ, Flavio José Gomes de,
SANTOS, Gilson Magno dos,
KONOPLEVA, Ekaterina |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23625
|
Resumo: |
Este trabalho busca investigar o repertório para piano com referências religiosas católicas, em especial, a música composta por José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010). Para tanto, buscou-se a familiarização com bibliografia referente à área de Teomusicologia, com vistas a fundamentar a pesquisa presente. As considerações de cunho analítico, por sua vez, são largamente baseadas em textos de comprehensive musicianship. Após uma revisão de literatura, foram constatados aspectos como os muitas vezes tênues limites entre a música designada para o templo (música sacra) e a música designada para a sala de concertos (música de concerto), bem como numerosos precedentes na composição de música católica para piano. Por fim, um pequeno porém significativo recorte de obras pianísticas de Almeida Prado é discutido: Ad Laudes Matutinas (1972), Poesilúdio n. 11 “Noites de Solesmes” (1985) e Toccata da Alegria (1996). |