Uma dança de estados corporais a partir do samba do Cavalo Marinho: corporalidades e dramaturgias da brincadeira em diálogo com o processo de criação de Cordões

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Laranjeira, Carolina Dias
Orientador(a): Domenici, Eloisa Leite
Banca de defesa: Monteiro, Marianna Francisca Martins, Rengel, Lenira Peral, Oliveira, Érico José Souza de, Rangel, Sonia Lúcia
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14178
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender, descrever e analisar um processo criativo em Dança impulsionado por estados corporais tendo como base a investigação da corporalidade e do samba do Cavalo Marinho, prática cultural que integra música, dança, teatralidade e poesia, realizada predominantemente por trabalhadores da cana de açúcar da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Partindo de um entendimento de corpo e de estados corporais relacionados às teorias da embodied cognition, da função tônica e do pré-movimento, procura-se refletir sobre as corporalidades do Cavalo Marinho, o processo de criação e suas dramaturgias corporais. Com base na ecologia de saberes de Boaventura de Sousa Santos, fundamentada no reconhecimento da diversidade epistemológica do mundo, o Cavalo Marinho é abordado enquanto um conhecimento caro às Artes Cênicas. Seguindo este pressuposto, foram apresentadas e analisadas as percepções de brincadores de três gerações, através da realização de entrevistas de longa duração. Assim, propõe-se aprender com o Cavalo Marinho por meio de um diálogo estabelecido entre as reflexões dos brincadores e as teorias propostas, destacando as relações entre as metáforas do universo da brincadeira e sua corporalidade. A partir de tais relações um pensamento sobre as dramaturgias da brincadeira e do brincador é apresentado evidenciando que estas se dão por uma estrutura de pensamento particular, enraizada em sua experiência corporal e social. As investigações em Dança guiadas pela repetição e transformação das dinâmicas corporais do Cavalo Marinho permitem novas leituras sobre os sentidos da brincadeira. Além disso, propõe-se aqui um pensamento sobre os estados corporais na dança que se dá na confluência entre imaginação, memória e a materialidade do movimento, sendo estes propulsores de dramaturgias corporais. Com a colaboração de outros artistas o processo criativo se materializa no espetáculo Cordões, um dos resultados desta tese.