Turismo no Rio Negro: pelos caminhos das representações sociais dos comunitários do Lago do Acajatuba e da Vila de Paricatuba (Iranduba-AM)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Simonetti, Susy Rodrigues
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3413430472638905
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Ciências Agrárias
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4914
Resumo: O objetivo principal deste estudo é identificar e analisar as representações sociais dos moradores das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Thomé e Vila do Paricatuba frente às atividades de turismo e lazer. Em suas especificidades, o trabalho objetiva descrever cada uma das comunidades do estudo; caracterizar o uso do espaço pelas atividades de turismo e lazer; reconstituir a trajetória das atividades de turismo e lazer nas comunidades selecionadas; identificar as representações sociais sobre as instituições de apoio ao turismo nas comunidades; e propor práticas sustentáveis de turismo e lazer aos moradores das comunidades a partir do trabalho de tese. As três comunidades estão localizadas no município de Iranduba, interior do Amazonas, nos limites de Unidades de Conservação. As áreas protegidas, duas estaduais e uma municipal, compõem o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro – MBRN. Em face do crescimento urbano nas últimas décadas, das obras de infraestrutura e do município ter sido incorporado à Região Metropolitana de Manaus – RMM, criada em 2007, o turismo vem se expandindo e se transformando em uma atividade significativa para essa região. Parte-se da constatação empírica que as comunidades locus do estudo são espaços de exploração pelo turismo e, embora haja iniciativas comunitárias tentando desenvolvê-lo, elas são insuficientes para gerar um turismo sustentável em suas três principais vertentes: social, ambiental e econômica. Dentre as diferentes tradições de estudo do pensamento social que estão presentes no campo das pesquisas em representações sociais, recorreu-se à grande teoria, proposta originalmente por Moscovici. Isto implica em afirmar que, na condução desse trabalho, o saber dos moradores das três comunidades, gerado na comunicação do cotidiano, e suas práticas sociais são o suporte pelos quais as representações sociais se revelam. Com o intuito de facilitar a compreensão do trabalho, as representações sociais foram divididas em três categorias, centradas no lugar, no turismo e no lazer e nas instituições de apoio ao turismo. Essas categorias foram selecionadas por se perceber que estão vinculadas frequentemente ao discurso dos moradores das comunidades eleitas como foco do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com abordagem multimétodo, integrando ferramentas diferenciadas como a observação, a entrevista, o grupo focal e as oficinas participativa para o planejamento do turismo e de mapas cognitivos. Constatou-se que em cada comunidade há diferentes representações sociais do turismo e do lazer, do lugar e das instituições que apoiam o turismo. Os conflitos internos, o contexto sócio-histórico, as visões de mundo, diferenciamse em cada uma delas e as representações se formam e se transformam a partir de cada realidade. Em determinados momentos, essas visões coadunam. O estudo das representações sociais dos atores sociais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Thomé e Paricatuba indica que suas comunidades são lugares de pertencimento; que esses atores sociais percebem o turismo como uma atividade geradora de renda; e que é necessário reforçar a presença das instituições que apoiam o turismo em cada uma delas.