Gerenciamento de conteúdo multimídia em redes cdn-p2p.
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2953 |
Resumo: | A escalabilidade e a alta demanda por recursos s ao os principais desafios que os provedores de conte´udo enfrentam na viabiliza¸c ao de aplica¸c oes de v´ıdeos sob demanda (VoD). O site mais popular de compartilhamento de v´ıdeos, o YouTube, tem mais de 4 bilh oes de visualiza¸c oes por dia e 60 horas de v´ıdeo s ao armazenadas a cada minuto em seus servidores. Sistemas h´ıbridos (CDN-P2P) t em sido apresentado como uma solu¸c ao escal´avel para distribui¸c ao de VoD. Nesses sistemas, pares compartilham seus recursos diminuindo a demanda sobre a infraestrutura da rede de distribui¸c ao de conte´udo (CDN). Por outro lado, os servidores da CDN garantem a disponibilidade de conte´udo quando as contribui¸c oes dos pares s ao limitadas pelo churn, ou quando o conte´udo for in´edito aos pares da rede par a par (P2P). No entanto, o conte´udo distribu´ıdo nesses sistemas precisa ser gerenciado, de forma que a carga de trabalho submetida aos servidores da CDN seja minimizada. Uma quest ao a ser investigada nesse sistema ´e o impacto do churn, isto ´e, o efeito criado pelo ciclo de entrada e sa´ıda dos pares sobre os mecanismos de ger encia do conte´udo distribu´ıdo pelo sistema. Nesta disserta¸c ao avalia-se o impacto do churn no desempenho de pol´ıticas de gerenciamento de objetos em sistemas CDN-P2P; verificou-se que o impacto no desempenho das pol´ıticas diminui com o aumento da capacidade de armazenamento dos pares, no entanto, esse aumento n ao impacta proporcionalmente a performance das pol´ıticas. Em seguida, s ao propostas, implementadas e avaliadas quatro pol´ıticas de gerenciamento de objetos derivadas a partir de dados reais obtidos de cole¸c oes de v´ıdeos do YouTube. Essas pol´ıticas exploram informa¸c oes deixadas pelos usu´arios ou geradas pelo sistema de distribui¸c ao dos v´ıdeos para mensurar o valor de um objeto. A suposi¸c ao acerca da efetividade dessas informa¸c oes na valora¸c ao dos objetos ´e devido `a influ encia do sistema de recomenda¸c ao do YouTube no acesso a seu conte´udo, pois esse sistema utiliza-se dessas informa¸c oes para indicar v´ıdeos aos usu´arios. As pol´ıticas propostas foram capazes de melhorar a disponibilidade do conte´udo em mais de 70%, comparada `a disponibilidade proporcionada pela pol´ıtica LFU e mais de 50%, comparada `a pol´ıtica GDSP. |