A "Era das Catedrais" da IURD: a autenticidade em exibição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Gomes, Edlaine de Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8374
Resumo: Este livro tem como objetivo analisar a forma com a qual a Igreja Universal do Reino de Deus, à época da pesquisa tinha 26 anos de fundação, elaborou e materializou singularmente o seu projeto de igreja . Esta elaboração teve como um dos principais suportes a relação tensa e conflituosa que a IURD estabeleceu com diferentes interlocutores, mas que teve no ano de 1995 sua fase mais crítica. A discussão procura mostrar como esse período foi pensado e interpretado por esses diferentes atores, mas tendo como principal referência o ponto de vista nativo . A questão da autenticidade será o pano de fundo da discussão proposta, na medida em que foi identificada como uma categoria importante para a compreensão da relação desta igreja com seus interlocutores. Esta noção aparecia sob a forma de oposições: pureza-impureza, igreja-seita, autêntico-inautêntico. Partindo de uma perspectiva diferenciada procuro mostrar que, naquele momento, estavam interagindo formas distintas de concepções de autenticidade. Tendo como ponto de partida o posicionamento da IURD pós-1995, período que se caracterizou pela intensificação de práticas e empreendimentos voltados à sua consolidação, o livro demonstra como a noção nativa de autenticidade norteou a elaboração da chamada Era das Catedrais , incluindo a construção da sede mundial, o chamado Templo da Glória do Novo Israel, vista como marco no processo de materialização de seu projeto de igreja e do circuito da conquista .