A arte do retrato em Os Maias , de Eça de Queirós
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6244 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar, no romance Os Maias, de Eça de Queirós (1845-1900), cenas em que notadamente se dá o retrato pictórico. Atemo-nos principalmente às personagens e às impressões dos seus diferentes momentos: seus vícios, virtudes e como se comportam no público e no privado, dentro do contexto sociocultural dos três primeiros quartéis do século XIX, período abarcado pelo romance. O retrato fundamental que estudamos é sobretudo aquele que se dá no momento em que a ação para e conseguimos captar a pintura ou a imagem que transcende a obra e a põe em uma tela. Para tanto nos concentramos nas descrições objetiva e subjetiva para essa composição, apoiando-nos em autores, teóricos e críticos da arte de retratar, que nos situem na gênese da pintura pictórica, fazendo a relação entre a literatura e as artes plásticas. Assim, recorremos a Emile Cioran, Ernst H. Gombrich, José-Augusto França, Columbano Bordalo Pinheiro, Campos Matos, Carlos Reis, Irene Vaquinhas, Ofélia Paiva Monteiro, entre outros, que nos deram a direção para os principais eixos temáticos: retrato social e estudo de gêneros. Esta pesquisa partiu de uma prática de leitura valorizando o corpo físico do texto literário e histórico, e para isso nos debruçamos sobre o romance, que nos deu também o retrato da sociedade oitocentista portuguesa |