“Professor, o que vamos jogar hoje?” O pensamento espacial por intermédio de uma sequência didática gamificada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Anderson Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19840
Resumo: Diante da existência de diversos instrumentos disponíveis para apoiar o docente na prática pedagógica, destacam-se os jogos eletrônicos de entretenimento e os jogos analógicos de tabuleiros. São atividades que costumam atrair o interesse dos jovens. Em vista disso, o presente trabalho objetiva demonstrar a possibilidade de promover o pensamento espacial por meio da relação dos agentes produtores do espaço urbano e os jogos de simulação de cidade, como o Simcity Buildit e jogos analógicos de tabuleiro: Banco Imobiliário e Catan. Utilizou-se a gamificação como estratégia mediadora do processo e na sequência didática para organizar as atividades. Dentro da sequência didática, incluiu-se, paralelamente, um trabalho de campo no bairro. Com esse propósito, produziu-se uma prática pedagógica, fundamentada nos objetivos apresentados e realizada em duas turmas do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, situado no município de Duque de Caxias- RJ. A atividade revelou-se promissora, produzindo um desenvolvimento do pensamento espacial significativo por parte dos alunos.