O percurso do literário: livros que inspiram filmes que inspiram livros que...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Costa, Lara Valentina Pozzobon da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17676
Resumo: A presente pesquisa investiga o nascimento do cinema e seu impacto nas outras artes narrativas, como a literatura, o teatro, o circo e as atrações pré-cinematográficas. Traçando paralelos entre os primeiros estilos de narrativa cinematográfica e a arte moderna, por um lado, e a tradição clássica, por outro, o estudo desvenda as reações de artistas e escritores interessados no cinema desde suas primeiras décadas e discute os elementos metalinguísticos dos primeiros filmes. Por fim, a pesquisa detalha as várias formas de tradução intersemiótica do texto literário para a narrativa audiovisual, estudando dois casos específicos de adaptação para o cinema do mesmo texto literário: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A partir da comparação entre as duas adaptações, este estudo investiga as estratégias de adaptação usadas pelos dois cineastas, uma delas mais identificada com o cinema moderno e a outra ligada à tradição da narrativa linear. As consequências das escolhas narrativas nos dois casos analisados revelam as tensões existentes entre a opção de realizar um filme autônomo ou de criar um filme que dependa da leitura do romance para a sua mais completa fruição