Infraestrutura de cabos submarinos: uma pesquisa baseada em práticas artísticas situadas a partir da Praia do Futuro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Figueiredo, Ruy Cézar Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18144
Resumo: Esta tese se desdobra a partir de um interesse por cabos submarinos, infraestrutura crucial para a comunicação intercontinental não apenas na atual era da Internet, como também desde a era do telégrafo. A característica diferencial do trabalho é abordar tal tema a partir de práticas artísticas propostas pelo autor e situadas pela Praia do Futuro, em Fortaleza (Ceará). A cidade é atualmente o principal hub de cabos submarinos de fibra óptica no Atlântico Sul e foi considerando isso que as práticas artísticas buscaram promover interculturalidade sobre o tema ao se deslocarem entre a capital cearense e duas localidades com ela conectadas através de cabos: Salgar (Colômbia) e Sangano (Angola). Seguindo tendências recentes dos estudos de mídia, como a arqueologia das mídias e os estudos de infraestruturas das mídias, a tese tem um caráter exploratório e oferece conhecimento situado sobre a dimensão material, territorial e social do sistema de comunicação global por meio de cabos submarinos. Essas infraestruturas costumam aparecer para o público envolvidas em narrativas de conexão ou narrativas de rompimento. A pesquisadora norte-americana Nicole Starosielski reconheceu e estudou tais tipos de narrativa, propondo para artistas e pesquisadores ainda outros dois tipos que podem ajudar a avançar no conhecimento sobre cabos: narrativas de transmissão e narrativas nodais. A tese toma tal abordagem para fundamentar seu desenvolvimento como uma narrativa nodal, partindo da apresentação da Praia do Futuro como um território infraestrutural, discutindo-se questões geopolíticas, históricas e territoriais envolvendo os cabos submarinos. Atravessam-se distintas temporalidades, localidades, práticas artísticas e arquivos de modo heterogêneo ao longo dos capítulos. Como resultado, tem-se o reconhecimento de um espectro inusitado de afetos e imaginários infraestruturais, além de uma série de modos de se aproximar de conceitos e questões relevantes para o avanço dos estudos de infraestruturas das mídias.