As dinâmicas do corpo feminino em Ana Cristina Cesar e Luiza Neto Jorge.
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19533 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se ao estudo comparativo entre alguns dos poemas da escritora portuguesa Luiza Neto Jorge (1939-1989) e da escritora brasileira Ana Cristina César (1952-1983). As escritoras se aproximam identificando por meio da escrita a complexidade do que é ser mulher na segunda metade do século XX, abordando questões que, a época, constituíam tabus e polêmicas para o modelo social patriarcal ainda vigente. A percepção da volúpia e do corpo aparece em suas poéticas como um desligamento de mordaças estruturadas pela sociedade; a sexualidade como artifício libertador para a mulher fechada nas mordaças domésticas. Para tanto, serão analisados comparativamente alguns poemas das autoras, considerando também aquilo que Roland Barthes denominou de espaço de fruição. Denominação essa explicada em seu livro O Prazer do Texto, e que, como o autor explica, cria a possibilidade de uma dialética do desejo. Além disso, recorremos a estudos que visam compreender os dilemas e questionamentos da mulher do século XX e que abordem a interação das autoras com esse contexto social. |