PolimeRace: um jogo didático para tratar assuntos de genética com alunos do Ensino Médio de Biologia através do ensino investigativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Muniz, Felipe Steinhagem
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20879
Resumo: Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019 confirmaram as diferenças dentro do Estado do Rio de Janeiro, onde a educação básica foi somente avaliada com base nos conhecimentos de português e matemática, e ignorou-se o peso da educação científica para o desenvolvimento do país e a formação do cidadão. Perante essa situação, é necessário reduzir a disparidade e afastamento entre o conhecimento escolar, o conhecimento comum e o saber científico, ao ponto de melhorar o ensino a uma condição que possa contribuir para resolver questões humanas também de forma científica. Para Vygotsky, o brinquedo instiga a iniciativa, a curiosidade e a autoconfiança, possibilita a ampliação do pensamento, da linguagem, da atenção e da concentração. Além disso, os aspectos afetivos são decisivos na construção da individualidade e se mostram de forma explícita em um jogo. A partir deste contexto, o presente trabalho objetiva a criação de um jogo didático que auxilie o professor de Biologia do Ensino Médio como estratégia didática na sua mediação do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Genética. A inclusão de jogos na prática pedagógica pode favorecer o avanço da associação do significado ao seu símbolo pela construção do conhecimento, o que é especialmente importante no contexto da Genética, dada a abstração necessária para compreender os conteúdos desta área de conhecimento. Soma-se a isso a potencialidade dos jogos ao estimular o raciocínio, o desempenho em grupo e a expressão linguística dos estudantes. O jogo PolimeRace foi construído em formato de tabuleiro, com a ideia de corrida, e pode contar com a participação de até quatro participantes ou quatro grupos de participantes. A dinâmica se dá através de perguntas e respostas em que os erros mantêm os grupos inertes e os acertos proporcionam o avanço pelo tabuleiro, sendo esses proporcionados pela sorte ao lançamento de dados. A proposta é que o jogo seja construído com a participação dos estudantes do Ensino Médio, que podem fazer um levantamento de assuntos, dúvidas ou curiosidades cotidianas relacionadas à Genética que despertam seu interesse. Essa pesquisa ativa dos estudantes pode então servir como base para a elaboração das cartas perguntas, instigando-os numa proposta investigativa e confeccionadas pelos mesmos, que farão parte da estratégica do jogo. Ganha o jogo o participante/grupo que conseguir responder todas as perguntas, presentes nas casas existentes na sua trajetória no tabuleiro, que lhe forem lançadas e assim alcançarem primeiro a linha de chegada.