Camuflagem: propostas para indiferenciação
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7357 |
Resumo: | A tese investiga como a técnica da camuflagem nos conecta aos territórios que habitamos. Os temas elencados são abordados a partir de vivências pessoais e leituras teóricas, com uma metodologia que relaciona vozes dissonantes e não hierarquiza as fontes de pesquisa. A camuflagem é um conceito marcado por dois estereótipos, o uniforme militar e o camaleão. Inserida nas práticas de guerra e, posteriormente, fazendo parte do léxico que antes era dominado pelo mimetismo na biologia, esta palavra vem sendo empregada usualmente com o sentido de se passar despercebido em determinada paisagem ou situação. A partir daí, se expandiu para outras áreas tanto por seu apelo estético quanto por seus significados. A camuflagem se instaurou como via para refletir sobre o gesto do homem contemporâneo, sendo ao mesmo tempo uma fuga das doutrinas normativas e também o modo de se estabelecer na própria normatividade. Também é utilizada como via para o pertencimento dos territórios, propagando os contornos para além do corpo e instaurando sua presença em todo espaço vivido. O trabalho concebe a camuflagem como meio para a percepção das obras de arte contemporânea, contribuindo para a arte, suas obras e as relações com o público, refletindo sobre suas reverberações ao conectar territórios. Por meio das peças, desenvolve-se uma narrativa que explora a relação do sujeito com o espaço habitado pela camuflagem, em busca de um estágio de indiferenciação. Esta permite ativar os sentimentos de pertencimento ao nos vincular com o elemento em comum que reside em todos. Cada obra realizada e selecionada para a tese traz uma dimensão da camuflagem, e o conjunto das obras aponta seu alcance para a arte contemporânea |