Dom Casmurro à luz das telas: ensaios sobre recriações audiovisuais do romance machadiano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Bárbara da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16545
Resumo: A presente tese de doutorado, inserida no campo da Literatura Comparada, propõe-se a realizar um estudo sobre tradução – entendida aqui como recriação –, sendo norteada por reflexões de diversos teóricos acerca da literatura, do audiovisual e, sobretudo, acerca do eixo onde essas manifestações artísticas se cruzam. Através desse prisma, busca-se lançar luz sobre três obras audiovisuais originadas a partir do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. Os filmes Capitú (1968), de Paulo César Saraceni, Dom (2003), de Moacyr Góes, e a minissérie Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho, são abordados por meio de três diferentes reflexões que visam a analisá-los em suas particularidades e abarcam variados temas suscitados pelas obras. Ademais, tendo-se ciência dos diferentes meios em que essas se inserem – cinema e televisão –, este estudo propõe uma leitura que demarca as possibilidades que cada ambiente de criação apresenta, bem como as semelhanças e discrepâncias entre ambos