“Axé, Orixá!”: metáforas e mesclagem na conceptualização de Xangô e Oxum a partir de mitos e representações imagéticas
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19175 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar, descrever e analisar as estruturas e os processos cognitivos que fundamentam a conceptualização de dois orixás do Candomblé – Xangô e Oxum, a partir de mitos e representações imagéticas. Para tanto, como aporte teórico, adotam-se a teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980), e um de seus desdobramentos mais recentes, a abordagem das metáforas monomodais pictóricas (FORCEVILLE, 1996, 2006, 2008, 2017), e também a teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER, TURNER, 2002). A análise engloba dez mitos, retirados de um livro sobre a mitologia dos orixás e vinte imagens, coletadas por meio do site Google Imagens. Desse total, cinco mitos e três imagens referentes ao orixá Xangô e cinco mitos e três imagens referentes ao orixá Oxum foram selecionados para a constituição do capítulo de análise. Os resultados apontam o surgimento de metáforas deliberadas e conceptuais como estrutura emergente na mescla e o acionamento dos frames TRIBUNAL, CANDOMBLÉ, ELEMENTO DA NATUREZA, GUERRA, REALEZA, BENS MATERIAIS, MÃE, BELEZA, EMOÇÕES/SENTIMENTOS, a partir de gatilhos não metafóricos identificados nos mitos e em representações imagéticas de Xangô e Oxum. Por meio de uma abordagem qualitativa interpretativista, espera-se, com esta pesquisa, cooperar com os estudos sobre Semântica Cognitiva, mais propriamente, com relação às teorias da Integração Conceptual e da Metáfora Conceptual, sobretudo as metáforas pictóricas, tendo em vista que grande parte das pesquisas desenvolvidas em torno da metáfora se concentram geralmente na investigação de dados verbais ou do gênero propaganda. Como contribuição sociocultural, propõe-se colaborar com a explanação do Candomblé em seu aspecto cultural e religioso, seu desdobramento no Brasil, e proporcionar uma dissociação de suas práticas a rituais malignos, costumeiramente realizadas pela sociedade brasileira. |