Otávio Augusto e as suas redes-político religiosas nos quattuor amplissima collegia sacerdotum romanorum (29 AEC - 14 EC)
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas BR UERJ Programa de Pós-Graduação em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12986 |
Resumo: | O eixo temático se desenvolveu a partir do questionamento sobre como foi o processo de sustentação do poder político de Otávio Augusto junto aos quattuor amplissima collegia sacerdotum romanorum, em Roma (29 AEC-14 EC). Os quattuor amplissima collegia sacerdotum romanorum configuram como uma forma de poder e autoridade central na sociedade. Todavia, com o advento do Principado, os seus membros foram reconfigurados e cooptados por Otávio Augusto, a fim de garantir a sua governabilidade e exercer as suas atividades políticas. As redes político-religiosas aparecem em diferentes suportes da cultura literária e material. Contudo, a partir desse momento, começa o silenciamento. A escassez de informações sobre os membros foi o primeiro problema encontrado ao longo da pesquisa. Sendo assim, foi necessário recorrer à prosopografia para conseguir preencher as lacunas referentes ao tema de pesquisa. Os indícios possibilitaram não somente compreender os quattuor amplissima collegia sacerdotum romanorum e suas várias associações com Otávio Augusto. Ao evocar Donald Knoke como teórico deste trabalho, elemento de inovação da pesquisa, é possível construir uma leitura de análises em redes sociais, entre os anos 29 AEC. e 14 EC., em Roma. Assim, por meio do estudo das redes político-religiosas, conexões e posições de proeminência compreendemos o espaço das associações e resistências ao poder nos colégios sacerdotais romanos. Em suma, política e cultura são peças centrais no processo de preservação do poder augustano em Roma. |