Espelhos de uma condição: reflexos da soropositividade nas obras de Félix González-Torres e Leonilson

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cordeiro, Aline Siqueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17098
Resumo: Os primeiros anos da década de 1990 foram marcados mundialmente como um dos períodos com maior número de mortes por ocasião da epidemia da Aids. Nesse contexto, o presente estudo apresenta os fatores que influenciaram as produções artísticas da época, em meio a uma geração impactada pelos efeitos da doença e envolta em narrativas pessoais de artistas enquanto sujeitos soropositivos – o que então era sinônimo de morte iminente. A pesquisa destaca a importância desses discursos em contraposição àqueles que foram veiculados pela mídia de grande circulação e que contribuíram para o imaginário social estigmatizado em torno da Aids. Os artistas escolhidos para a análise são Félix González-Torres (Guáimaro, 1957 – Miami, 1996) e Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993), que viveram suas trajetórias artísticas, respectivamente, nos Estados Unidos e no Brasil, localidades cujas circunstâncias socioculturais e especificidades em resposta à epidemia são avaliadas na pesquisa. Ainda, por meio da observação de obras selecionadas e de relatos textuais e audiovisuais dos artistas, a dissertação investiga a presença da alegoria do HIV e da Aids na arte contemporânea e de que maneira esses trabalhos auxiliaram para a construção de narrativas diversificadas sobre o tema. Ademais, em defesa da atuação da história da arte em favor de diálogos multidisciplinares, a presente dissertação baseia-se na bibliografia de autoria de críticos, historiadores das artes e teóricos de áreas afins que se destacaram por transitarem entre o cultural e o político para discorrerem sobre as consequências sociais ocasionadas pela crise da Aids