Comida auwe comida, waradzu e ressignificação: o sistema alimentar dos Xavante da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Verona, Luciana Drummond Paz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7328
Resumo: Os Xavante constituem-se como um dos povos indígenas do Brasil mais estudados em seus aspectos culturais, políticos, epidemiológicos, genéticos, demográficos, entre outros. Contudo ainda são escassas, entre esse povo, as pesquisas sobre práticas alimentares. Diante da falta de informações sobre a alimentação xavante, bem como do subjetivismo agregado a ela, a presente dissertação tem por objeto o sistema alimentar dos Xavante da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Terra Indígena São Marcos, no estado de Mato Grosso. Pretendemos discutir as ações concretas dos indivíduos em relação à alimentação, demonstrando as limitações de abordagens estritamente biomédicas e a importância da articulação entre nutrição e ciências sociais na produção de conhecimento relevante e contextualizado para a prática dos profissionais de saúde. Sendo a alimentação um objeto de caráter complexo, buscamos recursos teórico-metodológicos que contemplassem sua pluralidade, no caso, a etnografia. Para tanto o material empírico foi organizado de acordo com as cinco fases de atividades alimentares propostas por Goody, na obra Cooking, cuisine and class. Descrevemos a maneira como os Xavante produzem, distribuem, preparam e consomem os alimentos, e como descartam o lixo; apresentamos a discussão do tradicional, do novo e da ressignificação das práticas alimentares. Os Xavante da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, como qualquer outra sociedade, possuem um sistema de ideias lógico e coerente no que diz respeito à sua alimentação e ao modo de lidar com as transformações inerentes ao processo de contato com a sociedade não indígena. Entendemos que qualquer intervenção de educação em saúde com os moradores da aldeia deve considerar as particularidades do pensamento Xavante e as especificidades locais, de forma que respeitem seus conhecimentos e as transformações já ocorridas e incorporadas pelo grupo