“A revolutionary chance in the struggle for the suppressed past”: literary constellations as decolonial strategies in contemporary fiction by afro-caribbean woman writers

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Figueiredo, Priscilla da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16832
Resumo: A escrita literária tem um papel importante na tarefa de revisitar o passado e escová-lo a contrapelo, trazendo à tona vozes e histórias que muitas vezes foram apagadas. As características estilísticas particulares deste discurso fazem com que ele se torne um ente complementar à historiografia e aos testemunhos, sobretudo para falar de eventos que geram experiências traumáticas em uma nação, tais como momentos de ditadura, estado de emergência, guerra civil… momentos que parecem persistir na região da América Latina e do Caribe. Essa tarefa de representar o passado traumático é realizada nos quatro romances que compõem o corpus da análise desta tese. As quatro escritoras de origem caribenha recriam ficcionalmente períodos turbulentos em seus países de origem, e através das categorias ficcionais de seus romances conseguem penetrar nas brechas abertas pela história e pela memória e, de certa forma, aplacar a dor do tempo pretérito. Em Song of the Water Saints, Nelly Rosario cria uma protagonista que através do movimento busca transgredir e transcender sua condição de pobreza numa República Dominicana que vive debaixo de uma invasão internacional. Em The Dew Breaker, Edwidge Danticat entrelaça histórias de pessoas, incluindo um ex-torturador, que buscam superar o passado traumático, o legado terrível da ditadura Duvalier. Em The True History of Paradise, Margaret Cezair-Thompson abre o arquivo de histórias que sua protagonistas ouve desde criança e, através dessas histórias, constrói uma historiografia ficcional de sua ilha natal, a Jamaica. Por fim, em The Loneliness of Angels, Myriam J.A. Chancy traz à vida personagens que, através de seu chamado espiritual, se tornam guardiões de histórias de vítimas da ditadura haitiana. A análise dos romances para esta tese baseou-se no conceito benjaminiano de constelação em busca do elemento articulatório unificador da estrutura ficcional, que dá coesão ao elemento poético nos romances. Esta análise focaliza dois elementos através dos quais os romances reconstroem o passado e revisitam suas ruínas: movimento e o arquivo-vivo. Desta maneira, é através da simulação da verdade por meio de seu mecanismo estético que os romances escolhidos para compor o corpus da análise desta de tese contribuem para o processo de retomada do passado e superação do trauma. Esta tese norteia-se também pelo conceito de decolonialidade e da poética da pós-memória. Por se tratar de uma pesquisa no campo dos estudos literários, o método adotado é o exploratório, que envolve mapear fontes teóricas relevantes e relacionadas ao tema com o objetivo de examinar o corpus ficcional e alcançar respostas teóricas e críticas