Xondaro Guarani: a performance marcial indígena como estratégia política imagética
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20046 |
Resumo: | Esta pesquisa, submetida ao programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uerj (PPCIS-Uerj) no âmbito do mestrado, surgiu como uma necessidade de complementar estudos anteriores sobre práticas corporais agonistas Guarani nomeadas Xondaro. Fazendo uma aproximação com o termo arte marcial, a pesquisa buscou compreender de que maneira o xondaro acontece enquanto agência diante de conflitos sociais, para além do contato corporal esperado de uma prática marcial. O material analisado corresponde a uma junção entre os dados coletados em campo, realizado em 2019 na aldeia Pyau (SP) e na aldeia Sapukai (RJ), além de dados obtidos através de uma relação direta com indígenas Guarani e um mestre xondaro, desde 2018. Através de um olhar que considera o campo da antropologia da performance e termos da antropologia da arte de Alfred Gell, a relevância da pesquisa se apresenta sob a compreensão de elementos imagéticos que surgiram através das performances dos diálogos obtidos e da maneira com que os corpos funcionam ativamente em movimentos sociais analisados, produzindo uma ação durante a “luta” com a intenção de gerar resultados em disputas políticas e movimentos sociais onde a reivindicação de direitos e afirmações da identidade Guarani, surgem como principais elementos motivacionais. |