Fontes não visíveis ao público na significação de notícias sobre violência urbana: a transposição de narrativas no telejornalismo policial.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Dyepeson Martins da lattes
Orientador(a): Xavier, Cintia lattes
Banca de defesa: Coutinho, Iluska lattes, Carvalho, Guilherme
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Departamento: Departamento de Jornalismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3603
Resumo: O propósito deste trabalho é a compreensão e identificação de informantes presentes na significação e estrutura dos enunciados noticiosos do telejornalismo na editoria de polícia, mas que não são visíveis ao público receptor da mensagem. Para isso, são realizados debates sobre as relações entre fontes e jornalistas e o estabelecimento do poder simbólico por meio da mídia, refletindo, entre outros elementos, a violência simbólica e a predominância de grupos dominantes na produção de informações. Desse modo, o estudo propõe classificar como fonte não visível ao público esse tipo de emissor de narrativas relacionadas a crimes de violência urbana. O trabalho se deu no mapeamento de correlações entre relatórios policiais e dados coletados em entrevistas; levantamento de registros e observação participante da rotina de produção do Balanço Geral/AP, telejornal pertencente à TV Equinócio, afiliada da Rede Record no Amapá. A apuração de informações aconteceu entre os anos de 2019 e 2020. Ao todo, ocorreu a análise de 96 releases relacionados a ocorrências policiais e 40 edições do telejornal. Entre as estratégias metodológicas adotadas, houve a busca e a identificação de nuances das vivências dos agentes para auxiliar na compreensão do fenômeno observado. A interpretação dos dados da emissora e das informações oficiais, permite a constatação da transposição e apropriação de narrativas, de forma tácita ou não, resultando na invisibilidade da fonte.