Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Guimarães, Renan Sota
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Souza, Luciana de Boer Pinheiro de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Silva, Josie Agatha Parrilha da
,
Lupetti, Karina Omuro
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Ponta Grossa
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
|
Departamento: |
Departamento de Matemática e Estatística
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3836
|
Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do Teatro Científico para a Divulgação Científica, mediante a preparação do ator, construção do espetáculo e apresentação de uma peça teatral com abordagem sobre a Lua. A pesquisa foi realizada na perspectiva da análise qualitativa. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina teatral de sete encontros com a temática Lua, os participantes faziam parte da comunidade escolar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a oficina culminou em uma apresentação da peça. Os dados foram obtidos através do diário de bordo áudio-gravado, gravações, grupo focal, questionários, filmagem e texto da peça. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2003). Os resultados encontrados corroboram com a necessidade da preparação do ator através de técnicas teatrais para que se tornem uma ferramenta divulgadora do conhecimento científico, entre as técnicas elucidadas estão: voz, respiração, aterramento e olhar referencial. Os dados apontam ainda as ações necessárias para criação de cenas teatrais científicas como processo de preparação do ator, sendo elas: escolha de um referencial, relacionar a referência com o conhecimento científico, relacionar a Ciência e a Arte, atuar e divulgar o conhecimento científico. Os resultados revelam ainda, que ao se criar um discurso a ser divulgado por meio de um roteiro teatral é necessário entender o espectador, criar conexão com o espectador e reformular a mensagem a ser divulgada e, por fim, a recepção do discurso pelos espectadores acontece através de elementos comunicacionais, que são: fala, cenografia, ações, figurino e iluminação. |