A práxis da tolerância como necessidade existencial nos processos educativos e na formação de educadores: contribuições de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Conti, Phiama Souza Guerra de lattes
Orientador(a): Paula, Lucimara Cristina de Paula lattes
Banca de defesa: Cartaxo, Simone lattes, Resende, Marilucia Antonia lattes, Braga, Fabiana Marini lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Departamento de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3557
Resumo: O objeto de estudo da presente pesquisa é a práxis da tolerância apresentada por Paulo Freire como necessidade existencial nos processos educativos. A questão orientadora da pesquisa é: Qual a contribuição dos pressupostos da pedagogia de Paulo Freire a respeito da práxis da tolerância para a formação docente e para os processos educativos na constituição de sujeitos críticos, tolerantes e dialógicos, solidários e democráticos? Para responder essa questão definimos como objetivo geral: Analisar a construção da práxis da tolerância nos pressupostos teóricos de Paulo Freire e como essa compreensão por ele apresentada pode contribuir para a construção e fortalecimento de relações mais tolerantes e respeitosas nos contextos escolares. Como objetivos específicos delimitamos: a) analisar as proposições relacionadas a formação docente e o trabalho com a tolerância encontradas nas produções científicas selecionadas nas bibliotecas digitais; b) discutir a importância de uma formação docente pautada na práxis da tolerância para que o educador tenha condições de auxiliar no processo de construção de sujeitos mais tolerantes desde a infância. A base epistemológica desta pesquisa encontra-se nos pressupostos teóricos de Paulo Freire. A pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, centrou se em um primeiro momento nos procedimentos descritos principalmente por Salvador (1978), bem como Lima e Mioto (2007), para posteriormente utilizarmos a análise de conteúdo de Bardin (2004) para tratamento e análise dos dados. Após examinar as produções de Freire observamos uma maior incidência de discussões acerca da tolerância nas obras produzidas após o exílio. A tolerância é apresentada por ele como uma virtude revolucionária, uma exigência para a democracia e uma ação indispensável para práticas docentes progressistas. Em relação aos trabalhos científicos analisados, apesar de utilizarem algumas concepções de Freire, como por exemplo educação bancária, nenhum estabeleceu relações com a práxis da tolerância e também não buscaram aprofundar-se no estudo dessa concepção à luz do pensamento de Paulo Freire. No que diz respeito a busca por propostas nas produções científicas (artigos, dissertações e teses) que contribuam para uma educação pautada na práxis da tolerância, categorizamos as proposições em: teóricas, práticas e teórico-práticas. Os artigos apresentaram somente proposições teóricas. As dissertações e teses apresentaram contribuições teórico-práticas. Nenhum trabalho científico apresentou somente proposições práticas. Dentre as contribuições indicadas para o desenvolvimento de uma educação tolerante e para a tolerância destacamos: a necessidade de uma gestão democrática; didáticas que estimulem a criatividade, a autonomia e que valorizem as diferentes identidades; valorização da cultura local; planejamento de aulas em conjunto; recusar qualquer possibilidade de verdades inquestionáveis, parciais ou neutras e que consequentemente reconheça a possibilidade de falibilidade; romper com as ações que reforcem a competitividade, o individualismo e o caráter utilitarista da educação; promover a descoberta progressiva do outro, valorizar as diferenças, as semelhanças e a interdependência entre os sujeitos; estimular a corresponsabilidade na resolução de conflitos; realizar júri simulado com temáticas que abordem situações de crimes cometidos contra negros, indígenas, relações homoafetivas e de classe social baixa além de investir na capacitação de professores para elaboração de materiais e realização de práticas que possibilitem aos educandos desenvolver novas percepções sobre a realidade social.