A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
Resumo: A presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpreende o leitor. Desse modo, buscamos, através desse estudo, entender a pornografia como uma performance da autora para atingir tanto o público leitor quanto as grandes editoras, que segundo ela, sempre lhe viraram as costas. Nesse ínterim, entendemos a performance como um conceito aberto, o qual possibilita ao texto literário direcionar os caminhos que devem ser seguidos para a sua compreensão, desse modo, essa abordagem teórica dialoga com O caderno rosa de Lori Lamby, tendo em vista a dupla atuação de Hilda Hilst: no discurso midiático e nos discursos das personagens Lori Lamby e seu pai escritor. Para alcançarmos tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada a análise do livro por meio do método qualitativo. No primeiro momento, foi realizada a leitura da fortuna crítica do texto, em seguida, a leitura da obra à luz do conceito de performance, entendendo as intervenções da autora como performatizantes e instituidoras potenciais de leituras, e, por fim, uma análise do texto a partir do cruzamento entre a performance e a pornografia, entendendo os corpos de Corina e Lori Lamby como mediadores desse cruzamento. Neste estudo, percebemos o discurso pornográfico em O caderno rosa como uma crítica à própria pornografia a partir da construção das personagens. Para fundamentar as nossas discussões sobre os estudos da performance, recorremos as contribuições teóricas de Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), Colmenero (2016), no tocante aos estudos sobre a pornografia, utilizamos como aporte teórico as contribuições de Preciado (2018), Ceccarelli (2011) Maingueneau (2010), entre outros.