Orfeu e Eurídice no mundo de formas e pensamentos de Raphael Draccon

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Agra, Jullyanna Freire Montenegro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3455
Resumo: A mitologia e a literatura paralelamente coexistem, ambas permitindo ao homem modos de se conectar com a natureza e produzir sentidos e significações para sua existência. Estudiosos da sociologia, filosofia, antropologia e psicologia analisam a importância dessas duas premissas nas diversas culturas existentes, sendo cada vez mais frequente os estudos sobre os processos de atualização dos mitos na literatura contemporânea, tendo em vista a imensidão de narrativas heroicas que foram sendo popularizadas nas últimas décadas. Com isso, acredita-se que muitos escritores, atualmente, constroem histórias a partir de um modelo arquetípico, embasado em narrativas míticas. Apostando nessa ideia, este trabalho propõe estudar as estruturas míticas presentes na obra literária brasileira intitulada Fios de Prata: Reconstruindo Sandman (2012), da autoria de Raphael Draccon. A fim de cumprir esse objetivo, foram utilizadas as contribuições freud-lacanianas sobre o mal-estar, e de Jung e Campbell, para refletir sobre a mitologia e os arquétipos na base de uma cultura literária contemporânea. Foi realizado um resgate a Neil Gaiman e a seu aporte mítico dos personagens habitantes do mundo dos sonhos, trabalhado por ele em suas HQ’s sobre Sandman, uma vez que o próprio Raphael Draccon se utiliza do universo de Gaiman para criar história. Através desse palimpsesto, é possível reconhecer várias narrativas míticas, mas, dentre todas, a que atua como sermo mythicus, ou seja, como o pilar para a história, é o mito grego de Orfeu e Eurídice, pois a jornada heroica em prol do resgate da pessoa amada, que se encontra presa no mundo inferior, é a principal motivação do protagonista de Darrcon, o Mikael Santiago.