Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Blonski, Maria Sélia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11064
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Resumo: |
Resumo: A técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF), é uma técnica analítica não destrutiva, que permite a determinação de elementos químicos presentes em obras de arte EDXRF é uma metodologia não destrutiva e muito interessante para o estudo de objetos de interesse cultural e histórico, devido a simplicidade da técnica, que não necessita de uma preparação prévia das amostras para a análise multielementar e a possibilidade do uso de equipamento portátil, que permite análise in situ Neste trabalho usou-se um equipamento portátil de fluorescência de raios X do LFNA/UEL para medidas de pigmentos em esculturas de madeira policromada pertencentes ao Laboratório de Conservação e Restauração do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE- USP) e esculturas e adereços de madeira da Igreja da Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo-SP O sistema portátil de EDXRF é constituído de um tubo de raios X com anodo de Ag (operado a 17 kV e 2µA para as medidas na Igreja e 17 kV e 3µA para as medidas das esculturas do museu), um detector Si-PIN (FWHM = 221 eV para a linha do Mn de 5,9 keV), cadeia de eletrônica nuclear padrão deespectrometria de raios X, multicanal 8K, palm top HP2LX, note book Semp Toshiba e um sistema mecânico projetado para o posicionamento do detector e do tubo de raios X, que permite movimentos com dois graus de liberdade do sistema de excitação-detecção O tempo de excitação-detecção de cada medida foi de 5 s Nas esculturas da Igreja, a análise das regiões da vestimenta marrom de ambas as esculturas mostrou a presença de Fe e Mn indicando ser o pigmento marrom úmbria, devido a forte presença dos respectivos elementos No adereço da coluna do altar, região dourada, verificou-se a presença dos elementos Ti, Cr, Fe, Cu, Zn e Au No púlpito (região dourada), constatou-se os elementos K, Ca, Ti, Fe, Cu e Au Em uma mancha dessa região dourada do púlpito, que foi restaurada mais recentemente, verificou-se a ausência de Au e uma grande quantidade de Cu Por outro lado, a análise das razões das intensidades das linhas Ka/Kß ou La/Lß nas áreas medidas permitiu explorar a possibilidade de medir as estratigrafias das camadas dos pigmentos |