Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Rabal, Taira Sanches |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16812
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Resumo: |
Resumo: A Arte na vida da criança pequena ocorre continuamente por meio da Música, do Desenho, da Dança, da Literatura Infantil, do Faz de Conta, dentre outras formas de linguagem Quando os pequenos são inseridos na Educação Infantil, o contato com as manifestações artísticas intensificam-se nas atividades propostas pelos professores durante o período escolar Nesse contexto, o presente estudo originou-se do questionamento a respeito da formação necessária para o trabalho educativo com a Dança, a Música, o Teatro e as Artes Visuais, linguagens importantes no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança de até três anos de idade O objetivo geral da pesquisa buscou compreender a partir de uma perspectiva crítica a formação de professores que trabalha Arte na Educação Infantil, a fim de que se objetive uma possibilidade na atividade do professor, contribuindo para a educação das crianças pequenas no sentido da humanização Tomando o método do Materialismo Histórico e Dialético como referência de lógica, o estudo constituiu-se por meio da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e utilizou-se da técnica de pesquisa-ação Como instrumento para coleta de dados, empregou-se observação participante, questionário e entrevista semi-estruturada, levantando elementos que propiciassem uma melhor aprensão da realidade, para, posteriormente, analisa-los no enfoque eleito Os resultados da pesquisa demostraram que a formação do professor é permeada de presenças e ausências, em termos lefebvrianos, que precisam ser constantemente revistos para que haja uma práxis educacional em Arte capaz de potencializar a apropriação das máximas qualidades humanas pela criança pequena na instituição escolar |