Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Pinezi, Gabriel Victor Rocha |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14631
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Resumo: |
Resumo: A presente tese tem como objetivo compreender o processo de criação do escritor estadunidense Jack Kerouac, cuja vasta obra romanesca, The Duluoz Legend, se filia à tradição romântica do romance de formação alemão (Bildungsroman) Pretende-se mostrar que seu projeto de escrita espontânea decorre de uma experiência de liberdade com a linguagem, que tanto o forma eticamente quanto dá origem à sua obra A partir de uma análise de manuscritos periféricos à obra publicada, como diários, cartas, rascunhos e artigos, se revelará de que forma Kerouac elaborou uma densa reflexão filosófica sobre o ser da obra de arte, que desemboca na solução estética da narrativa não-ficcional Estas reflexões seguem, no geral, o preceito do “tornar-se o que se é”, que está historicamente relacionado a uma teoria romântica do gênio Com o intuito de analisar esta dimensão filosófica e reflexiva do processo de criação de Kerouac, o trabalho se divide em três grandes capítulos, que correspondem à defesa de três teses gerais: 1) a experiência com a linguagem é a origem da obra de caráter experimental; 2) a experiência com a linguagem é a da criação da liberdade ética; 3) a criação da obra se dá no movimento da busca pela sua origem, que é ela mesma liberdade Para dar conta desse problema, uma analítica da experiência literária será elaborada no primeiro capítulo, servindo de fundamentação histórica e teórica para a análise dos manuscritos No segundo, é feita a análise do processo de formação ética de Kerouac, que se fundamenta sobre a noção romântica de artista genial No terceiro, se realiza um exame de como as estruturas formais dos romances de Kerouac decorrem de suas reflexões sobre o caráter orgânico da obra de arte genial Ao fim, concluir-se-á que o processo de criação experimental de Kerouac se dá num movimento circular: da experiência como origem à origem como experiência, da criação da liberdade à liberdade da criação |