Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Recaman, Felipe Ziliotto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18344
|
Resumo: |
Apesar de ter configurado um importante elemento da história da cultura popular brasileira, a Seresta, uma forma de canção popular sentimentalmente afetada, sofreu de um profundo apagamento nas Academias e nos ouvidos. Mesmo sendo, na Era de Ouro do rádio brasileiro, uma das formas mais populares de canção urbana, pouco após seu apogeu, foi deixada de lado pelas massas e pelos pesquisadores da canção. Por isso, esta dissertação busca retomar esse fenômeno, contextualizá-lo historicamente no panorama da cultura popular brasileira, explicitar o modo como se realiza musicalmente (a partir dos discos mais representativos do gênero), analisar seu conteúdo e seus procedimentos literários, bem como analisar como algumas propostas de retomada da Seresta ocorrem no século XXI. Para isso, foram consultados autores ligados à historiografia da cultura popular (como Tinhorão e Didier), principalmente da Música, foram feitas análises e transcrições musicais de algumas faixas dos discos selecionados, e, por fim, descrições e análises das letras dessas canções, ligando-as a vertentes literárias temática e temporalmente próximas. Assim, foi possível identificar que a música das Serestas está profundamente ligada ao gênero instrumental Choro e que seu texto verbal apresenta influências do Romantismo, do Parnasianismo e do Penumbrismo literários. |