TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Boni, Fernanda Aiex
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337
Resumo: Resumo: Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de "aparelho" desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discute-se de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentada pelo telejornalismo Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notícias