Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silva, Solange Maria da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13708
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Resumo: |
Resumo: O interesse de investigação neste é trabalho é compreender o modo como se forma a carga evocativa de uma imagem e a influência de sua incorporação na significação produzida pela peça visual Uma correlação é estabelecida entre a enumeração de propriedades dessas imagens para o fim a que se destinam, e a capacidade de preservar o caráter artístico nelas imprimido no momento de sua composição São levados em consideração, como pressupostos, três grandes fundamentos: a) Na atualidade, as imagens são veiculadas pela indústria cultural em ritmo frenético e constante; b) Em número considerável, há aquelas que são detentoras de carga evocativa capaz de impelir o observador a mudanças de atitude, induzir ao consumismo exacerbado e à padronização; c) Há outras que possuem, ainda, uma substancial capacidade de emanar violência, com elevado teor dramático e trágico O corpus deste estudo é constituído de exemplares fotográficos e pictóricos, tendo, como critério, o fato de estarem todos concebidos para um determinado propósito A análise examina a construção da significação por meio de três associações nos componentes da plasticidade técnica: imagem e experiência de viagem, imagem e experiência de caos urbano, imagem e experiência estética O procedimento metodológico é extraído de conceitos semióticos expressos pela visão da teoria dos signos de Charles S Peirce e seu diálogo com as noções de informatividade, funções da linguagem e constituição da comunicação poética Os indicativos levantados nas imagens permitiram inferir sobre a presença de uma artisticidade imanente, que tanto é responsável por instigar o receptor, como por projetá-lo na multiplicidade de significados encontrada nos diferentes hibridismos e estilos, próprios da complexidade da sociedade contemporânea |